ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS EM UM SOPRO: PRÁTICA EDUCACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DAS MUDANÇAS GLOBAIS

Acidification of the oceans in a breath: teaching practice to build knowledge of global changes

  • Carlos A. Ramos e Silva
  • Thaise M. Senez
  • Estefan M. da Fonseca
  • Humberto Marotta Ribeiro
  • José A. Baptista Neto
  • Raimundo Damasceno
Palavras-chave: Construção do conhecimento, acidificação marinha, ciclo do carbono, mudanças globais, metodologia educacional

Resumo

O presente estudo discute os princípios básicos da bomba de C nas águas marinhas. Dentro deste contexto, construiu-se com alunos de Pós-Graduação uma prática didática sobre os efeitos do aumento de CO2 e subseqüente acidez, na redução dos estoques de bases carbonatadas dissolvidas na água. Os alunos determinaram, de uma forma crítico-reflexiva, a alcalinidade total, o pH e a salinidade em águas marinhas, atuando em todos os processos laboratoriais. Ao final, os mesmos foram capazes de conceituar o efeito do acréscimo de CO2 na especiação e na concentração do sistema carbonato em função das diferentes técnicas de medição do pH. A prática educacional ora discutida se mostra uma ferramenta viável de construção do conhecimento interdisciplinar na temática de acidificação dos oceanos.

Publicado
2020-10-28