A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Forensic science as an active methodology in science teaching

  • Matheus Poletto
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ciência Forense, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar uma metodologia ativa para o ensino de Ciências baseada na Ciência Forense. As atividades foram separadas em módulos, objetivando a interdisciplinaridade do ensino e a interligação entre o conteúdo a ser ensinado e sua contextualização com a vida cotidiana dos discentes. Temas ligados à área de investigação forense, tais como, intervalo pós-morte, impressões digitais, pegadas, balística e manchas de sangue, foram abordados nos cinco módulos propostos. Os experimentos foram planejados de modo a utilizar reagentes simples, baratos e de fácil obtenção, para que desta forma possam ser reproduzidos por docentes e discentes de vários níveis de ensino. Formas de abordagem e integração dos conteúdos com as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática também foram propostas.

Publicado
2020-10-28