RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: ENSINAR FÍSICA COM OS PROJETOS DIDÁTICOS NA EJA, ESTUDO DE UM CASO
Resumo
Neste trabalho relataremos uma experiência didática em Física, realizada em uma escola de EJA, Núcleo Estadual de Educação de Jovens Adultos e Cultura Popular Paulo Freire, em Porto Alegre, Brasil. A estratégia utilizada para este trabalho foi a dos projetos didáticos, como alternativa no desenvolvimento de conceitos da disciplina de Física, com alunos da etapa 8 de um curso noturnode Educação de Jovens e Adultos. Os alunos realizaram uma pesquisa bibliográfica com posterior discussão dos conceitos envolvidos em cada projeto. Aplicamos um teste intermediário sobre os conceitos abordados nos projetos e, ao final, eles chegaram a um produto,ou seja, uma apresentação para os colegas. Dois grupos diferentes de alunos escolheram um mesmo tema gerador. Ao término do semestre, foi feita uma entrevista para buscar evidências sobre a importância da estratégia utilizada na aprendizagem dos mesmos. Os resultados, apesar de a amostra ser pequena, são positivos, pois com esta metodologia a aprendizagem pode se tornar mais significativa e mais motivadora, quando os conhecimentos iniciais dos alunos são aproveitados e reformulados cientificamente. Os pressupostos teóricos do presente trabalho são: a pedagogia dialógica de Paulo Freire, a proposta de Frota-Pessoa sobre projetos didáticos e as teorias de aprendizagem de Lev Vygostky e de David Ausubel.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.