EXPERIMENTAÇÃO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (publicados no período de 2003 a 2013)

Experimentation: contet analisys of Biology Textbooks to High School (2003-2013)

  • Divaniella de Oliveira Lacerda
  • Francisco José Pegado Abílio
Palavras-chave: Livro Didático, Ensino de Biologia, Modalidades Didáticas

Resumo

O Livro Didático (LD) na área de Biologia tem sido considerado um poderoso estabilizador do ensino teórico, técnico e fragmentário dessa ciência, coibindo a função do professor como planejador e executor do currículo. O objetivo geral desse trabalho foi de avaliar de forma crítica os LD de Biologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD no período de 2003 a 2013, com foco em experimentações, como modalidade didática que podem contribuir para uma aprendizagem potencialmente significativa. A abordagem da pesquisa foi de cunho Qualitativo, onde se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Documental/Bibliográfica e Análise Conteúdo. Das 76 obras analisadas ao longo da pesquisa “Experimentação” se fez presente em 46,9%, dos LD. Por ser bastante utilizada, a qualidade do LD influencia diretamente na vida escolar do aluno. Deste modo os problemas presentes nos LD podem induzir o aluno ao erro e de certa forma interferir na construção do conhecimento do mesmo. Diante do exposto, considera-se que as obras analisadas apresentam erros conceituais e procedimentais que podem comprometer o aprendizado do aluno, reafirmando que este instrumento não deve ser o único recurso utilizado pelo professor em sala de aula e conclui-se que devido à importância do LD no processo pedagógico se fazcada vez mais necessário à análise criteriosa dessas obras.

Publicado
2020-11-03