ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Integrated pedagogical strategies for the teaching of chemistry in youth and adults education (EJA)

  • Natália de Jesus Silva
  • Luis Fernando Chagas Sobrinho
  • Gisele da Silveira Lemos
  • Sergio Luiz Bragatto Boss
  • Júlio César Castilho Razera
  • Maria Nilsa Silva Braga
  • Nemésio Matos de Oliveira Neto
  • Baraquizio Braga do Nascimento Junior
  • Milton Souza Ribeiro Miltão
Palavras-chave: Sequência Didática, Mapas Conceituais, Ensino de Química, Resolução de problemas

Resumo

Este artigo descreve as contribuições de uma sequência didática baseada na resolução de problemas e uso de mapas conceituais aplicada no ensino de Química para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da intervenção em sala de aula foi promover a aprendizagem de diferentes conteúdos disciplinares de Química e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio da elaboração de mapas conceituais produzidos antes e após a aplicação de uma sequência didática com o tema “óleos essenciais”. A experiência pedagógica envolveu as seguintes etapas: apresentação da situação problema, aulas expositivas dialogadas, atividades investigativas e experimentais diversas. Diante dos resultados, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados pelos estudantes durante a elaboração dos mapas conceituais e dos textos produzidos. Além disso, a estratégia de aplicar a sequência didática articulada com os mapas conceituais facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos disciplinares. Inferimos, ainda, que a forma com que a sequência didática foi trabalhada, aliada com a construção dos mapas conceituais, revelou-se uma estratégia com aspectos relevantes para o ensino de Química na EJA.

Publicado
2020-11-03