REFLEXÕES DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O SISTEMA LOCOMOTOR NO ENSINO MÉDIO

Reasoning on a proposal of investigation on locomotion system in the secondary school

  • Bruna Caroline Kotz Kliemann
  • Aline Viana
  • Bárbara Grace Tobaldini de Lima
Palavras-chave: Articulação dos Conteúdos Biologia, Ensino Investigativo, Conhecimento prévio, Aprendizagem significativa

Resumo

Os conteúdos da disciplina de Biologia do ensino médio são, tradicionalmente, abordados de maneira fragmentada, o que pode proporcionar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma proposta de ensino investigativo, que buscou integrar os conteúdos de sistema ósseo, articular e muscular, possibilitando, assim, uma aprendizagem que relacione os conteúdos científicos com o cotidiano. Essa reflexão foi propiciada a partir de um trabalho realizado em uma escola pública e desenvolvido por bolsistas do PIBID, do Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Todas as atividades desenvolvidas tiveram o intuito de articular os diferentes sistemas. A partir da análise das atividades, pode-se constatar que os alunos conseguiram relacionar melhor os conceitos, organizar suas ideias e compreender o que é necessário para que os sistemas trabalhem juntos

Publicado
2020-11-03