CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO MODELO ATÔMICO DE BOHR
Student Conceptions on the Nature of Science from a Historical approach to the Bohr Atomic Model
Resumo
Este artigo objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio sobre anatureza da ciência (NdC). A metodologia envolveu uma intervenção didática que discute sobre episódios históricosrelativos ao modelo atômico de Bohr. A intervenção foi desenvolvida em uma turma de quinze alunos de uma escola pública de Itambé, Pernambuco, nas aulas de Química. Para identificar e analisar as concepções foram aplicadas questões que versam sobre a NdC, extraídas do questionário Views on Science Technology Society (VOSTS). Os resultados apontam quehouve indícios de um processo de ressignificação nas concepções dos estudantes sobre a NdC durante a intervenção. E quea inclusãoda história da ciência, de forma permanente, nas aulas de Química podevir acontribuir para ampliar as visões dos alunos sobre a natureza da ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.