CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO MODELO ATÔMICO DE BOHR

Student Conceptions on the Nature of Science from a Historical approach to the Bohr Atomic Model

  • Jonatas Mariz de Oliveira
  • Verônica Tavares Santos Batinga
  • Nadja Acioly-Régnier
Palavras-chave: Concepções sobre aNdC, Ensino de Química, História da Ciência, Átomo de Bohr, Ensino Médio

Resumo

Este artigo objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio sobre anatureza da ciência (NdC). A metodologia envolveu uma intervenção didática que discute sobre episódios históricosrelativos ao modelo atômico de Bohr. A intervenção foi desenvolvida em uma turma de quinze alunos de uma escola pública de Itambé, Pernambuco, nas aulas de Química. Para identificar e analisar as concepções foram aplicadas questões que versam sobre a NdC, extraídas do questionário Views on Science Technology Society (VOSTS). Os resultados apontam quehouve indícios de um processo de ressignificação nas concepções dos estudantes sobre a NdC durante a intervenção. E quea inclusãoda história da ciência, de forma permanente, nas aulas de Química podevir acontribuir para ampliar as visões dos alunos sobre a natureza da ciência.

Publicado
2020-11-04