AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESTRATÉGIA DE ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Self-regulation of learning in the selection and problem solving strategy in physics: an exploratory study

  • Everaldo Sebastião da Silva
  • Kátia Calligaris Rodrigues
Palavras-chave: Escolha e resolução de problemas, Autorregulação da aprendizagem, Formação docente

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo sobre a autorregulação da aprendizagem a partir da inserção da estratégia de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) em um curso de formação inicial de professores de Física em uma Instituição Pública de Ensino Superior do nordeste Brasileiro. A inserção da ERP, em uma disciplina obrigatória de Fundamentos de Física, teve o objetivo de provocar processos reflexivos e autorregulatórios no docente em formação. A fim de verificar esses processos, foi elaborado e implementado um questionário de acompanhamento da estratégia de ERP, tendo como referencial teórico os estudos de Zimmerman e Pintrich para a Autorregulação da Aprendizagem. Os resultados aqui discutidos focam em três elementos: a motivação, a aprendizagem e a resolução de problemas. Os resultados apontam que a estratégia de ERP, aliada à aplicação do questionário, promoveu uma melhora significativa desses elementos ao longo do período da disciplina. Há evidências do desenvolvimento de processos autorregulatórios específicos segundo a perspectiva de Zimmerman. Implicações para a formação de professores também são discutidas.

Publicado
2020-11-04