UMA APLICAÇÃO DA CONCEPÇÃO ADAPTATIVA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

An application of the adaptive conception of the didactic laboratory in Physics teaching

  • Thiago Queiroz Costa
  • Sergio de Mello Arruda
  • Marinez Meneghello Passos
Palavras-chave: Concepção adaptativa do laboratório didático, Thomas Kuhn, Laboratório de Física

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação sobre a função do experimento no ensino de Física, no Ensino Médio, a partir da aplicação da concepção adaptativa de laboratório didático. Foram realizadas duas atividades experimentais em sala de aula: a primeira tratava da lei de Hooke e a segunda do movimento de um corpo com atrito. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas: realização prévia dos experimentos pelos monitores (estudantes do Ensino Médio); planejamento da aula experimental; execução do experimento em sala de aula; discussões pós-aula. Todas as etapas foram gravadas em vídeo, posteriormente, transcritas e interpretadas considerando os procedimentos analíticos indicados pela Análise Textual Discursiva. Os diálogos estabelecidos entre o professor e os monitores foram analisados com base em quatro funções principais do experimento no ensino de Física assumidas por categorias a priori: fenomenológica; ajuste de fatos; articulação da teoria; detecção e reconhecimento de anomalias, tendo sido o ajuste de fatos e a articulação da teoria no que diz respeito a medições, as categorias com maior incidência.

Publicado
2020-11-04