PRÁTICA LÚDICA ‘DNA RECOMBINANTE’ E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO E NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA E ENZIMAS DE RESTRIÇÃO

Playful Practice 'Recombinant DNA' and its Influence on the Perception and Knowledge of Students on Biotechnology and Restriction Enzymes

  • Rakel Gomes do Nascimento
  • Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira
  • Francisca Carla Silva de Oliveira
  • Ângela Celis de Almeida Lopes
  • Elmary da Costa Fraga
Palavras-chave: DNA recombinante, Ensino-aprendizagem, Ensino superior., Ferramenta didática

Resumo

A Biotecnologia é uma área de grande relevância para a Ciência, principalmente pela descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. No ensino, adificuldade da abordagem desse temaaliada à falta de recursos didáticos e metodologias apropriadas, têm proporcionado problemas na compreensão e assimilação dos conteúdos relacionados. Nesse sentido, objetivou-se analisar a influência da prática lúdica ‘DNA recombinante’, na percepção e no conhecimento de estudantes do curso de Ciências Farmacêutica da Universidade Federal do Piauí sobre Biotecnologia e as Enzimas de Restrição(ER). A pesquisa é quali-quantitativa e foi realizada com 34 discentes, sendo 18 da turma A (TA) e 16 da turma B (TB). Para obtenção de dados utilizaram-se questionários semiestruturados (pré-teste e pós-teste). Constatou-se que após a realização da prática 44% dos estudantes da TA e 63% da TB, compreenderamcomo agem as ER, conceitose importância. Além disso, 67% dos participantes da TA e 81% da TB demonstraram interesse pela Biotecnologia para as Ciências Farmacêuticas, especialmentena produção de medicamentos. Assim, torna-se importante promover o ensino em cursos de formação por meio de atividadeslúdicas, que possibilitam o aprendizado de conteúdos complexos de forma interativa e divertida, tornando as aulas mais prazerosas, podendo ser inseridas em todos os níveis de ensino.

Publicado
2020-11-05