ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAISCOMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Elaboration and Evaluation of Conceptual Maps as aTeaching Strategy in the Study of the Collective Properties of the Solutions
Resumo
O objetivo desse trabalho é relatar a elaboração e avaliação no processo deutilização do mapa conceitual como estratégiade ensino para avaliação da aprendizagem dos estudantes emuma turma do segundo ano do Ensino Médio sobre o conteúdo,propriedades coligativas das soluções. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 15 estudantes do ensino médio. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 45 mapas conceituais elaboradospelos estudantes, submetendo-os à estatística descritiva; da avaliação escrita dasatividadesrealizadase das informações obtidas das questões problematizadoras.Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a ferramenta de mapa conceitual pode ser usada como estratégia de avaliação, bem como observar as limitações e as potencialidades que os alunos apresentam sobre a aprendizagem dos conceitos propostos. Alémdisso, conclui-se que os mapas possibilitam melhor aprendizagem e valorizam os conhecimentos pré-existentes dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.