O PROCESSO DE COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
The Process of Understanding Science-Technology-Society Interactions (CTS) in an Initial Training Course for Physics Teachers
Resumo
O presente estudo investigou o processo de compreensão sobre as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de sete licenciandos do curso de Física, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, na disciplina de Práticas de Ensino de Física IV. Na ocasião, foi realizado um estudo sobre os pressupostos CTS e o seu uso no ensino de Física, além da aplicação de dois questionários, um antes e outro após às intervenções. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, coleta e análise de dados, pautada na Análise Textual Discursiva (ATD), que nos possibilitou tecer algumas compreensões em relação a estas intervenções. Em um primeiro momento, os educandos apresentavam em suas respostas uma essência balizada na neutralidade da Ciência e Tecnologia (CT), explicitando mitos como: superioridade/neutralidade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. Após as intervenções/ações CTS realizadas, notou-se o reconhecimento de tais mitos, visto que dos sete licenciandos investigados, apenas dois denotaram em algumas questões, postulações próximas ao determinismo tecnológico e valores tecnocráticos. Ademais, o estudo do processo de intervenção didática desvelou a situação limite vivenciada pelos licenciandos, que sinalizou a necessidade de novas intervenções didáticas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.