AMBIENTE DE APRENDIZAGEM APRIMORADO POR TECNOLOGIA (TEAL): PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Technology Enhanced Learning Environment (TEAL): current prospects for physics education

  • Denis Eduardo Peixoto
Palavras-chave: Ensino por investigação, metodologias ativas, Ensino de Física

Resumo

Com a intenção de realizarmos um trabalho não tradicional durante as aulas da disciplina de Física para o Ensino Médio, nos utilizamos da TEAL (Technology Enhanced Learning Environments–Ambiente de Aprendizagem Aprimorado por Tecnologia)como ferramenta didática ativa com o objetivo de aferir as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3° ano em um trabalho sobre “Geradores elétricos e Lei de Ohm”, principalmente no que diz respeito à matematização do assunto, ou seja, no devido equacionamento e apresentação dos resultados solicitados. Como objetivos específicos aliamos o conteúdo das aulas apresentadas com tecnologias de informação (simulações virtuais), tornando o ambiente de ensino híbrido e de modo a despertar um maior interesse dos estudantes pela temática. Por meio de agrupamentos, da utilização de notebookse do laboratório de Ciências Físicas, realizamos práticas virtuais e experimentais sobre geradores elétricos. Para finalizarmos a atividade foi solicitada a inserção dos dados obtidos em um formulário disponibilizado na plataforma Forms, da Microsoft. Concluímos que a prática ativa das TEALs serviu aos propósitos apresentados, assim como nos forneceu informações relevantes para um trabalho que seja voltado para um maior rendimento dos alunos em exames diversos como SARESP e ENEM. Acreditamos ainda que a utilização de simulações, em conjunto com uma prática científica, contribuiu para um maior interesse dos estudantes para umconteúdo considerado demasiadamente abstrato nesse nível de escolaridade.

Publicado
2020-11-08