UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

A proposal to study the initial concepts of thermodynamics in high school through a potentially significant educational unit

  • Rodrigo Rossi Barbosa
  • Luiz Otávio Buffon
Palavras-chave: Termodinâmica, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Atividades Investigativas, Experimentos, Vídeos, Simulação, Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo relata a construção, a aplicação em duas turmas de segunda série do ensino médio e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino dos conceitos iniciais sobre termodinâmica. Foram abordados os conceitos de temperatura, sua relação com a sensação térmica, calor, energia térmica e os processos de propagação de calor. Esta UEPS consiste no produto educacional resultante de uma dissertação de mestrado profissional em ensino de física e foi organizada em oito encontros, apresentando situações-problemas com graus crescentes de dificuldade, utilizando atividades investigativas durante as quais o professor atuou como um mediador. As atividades foram compostas de um mapa conceitual, experimentos, vídeos e uma simulação computacional. As turmas foram divididas em pequenos grupos e após cada atividade realizada, os alunos discutiram o assunto e responderam questionários posteriormente entreguesao professor. Em vários momentos houve a socialização das respostas dos questionários e o professor, junto com a turma, promoveu discussões. Desta forma, esperava-se ser possível construir ou melhorar um conhecimento já adquirido a partir do que os grupos produziram. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, e através da análise dos dados coletados conseguimos verificar que houve, para a maioria dos alunos, desenvolvimento conceitual em grande parte do conteúdo e indícios de aprendizagem significativa.

Publicado
2020-11-08