DOS CASARÕES ÀS EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A FÍSICA TÉRMICA

From Colonial Houses toGreen Buildings: a Teaching-Learning Sequence about Thermal Physics

  • Newton Rodrigues do Nascimento
  • Marcelo Paes de Barros
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Demanda de Aprendizagem, Pesquisa em Ensino de Física

Resumo

O objetivo do estudo foi examinar o efeito, em termos de aprendizagem, de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) sobre Física Térmica baseada no conforto térmico de edifícios. ATLS, realizadaem uma escola pública de Cáceres, MT, foi aplicadaem uma turma do terceiro ano do ensino médio. A abordagem que proposta baseia-se no uso de atividades experimentais e simulações em computador projetadas especificamente para ajudar os alunos a estender sua análise a situações físicas mais amplas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação e registro dos fatos em um diário de campo, além da aplicação de questionários e avaliação da aprendizagem. Experiência de ensino relevante, a análise da progressão da aprendizagem dos alunos forneceu informações relevantes para desafiar os obstáculos persistentes no ensino de ciências.

Publicado
2020-11-08