ASTRONOMIA NOS TRILHOS: A PERCEPÇÃO PÚBLICA DOS ARTEFATOS DIDÁTICOS DA BANCA DA CIÊNCIA
Astronomy on the rails: The Public Perception of the Didactics Artifacts of the Stand of Science
Resumo
A seguinte pesquisa se deu a partir da realização de atividades referentes à Astronomia no âmbito do projeto de divulgação científica Banca da Ciência, com a finalidade de identificar e discutir as percepções e concepções de estudantes do ensino médio e usuários de trem de São Paulo a respeito do Sistema Solar e das estações do ano. Para isso, utilizou-se uma metodologia de intervenção pautada em Vigotski (2001), Freire (1983, 2013) e Snyders (1988) onde a coleta de dados incluiuobservação participante,anotações e fotografias das atividades em duas situações diferentes: intervenções no programa EACH Portas Abertas e intervenções nas estações de trem da CPTM-SP. Dessa forma, verificaram-se similaridades entre os dois públicos referentes a algumas concepçõesde senso comum acerca dessas temáticas da astronomia. Além disso, o acervo utilizado pela Banca nas intervenções foi interessante no que se refere à desconstrução de “erros” e equívocos comuns constatados durante as atividades desenvolvidas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.