MELHORANDO O APRENDIZADO DE PROBABILIDADE NA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL ATRAVÉS DO NÚMERO DE DIAS DE PRECIPITAÇÃO MENSALEM CUIABÁ
Improving Probability Learning in Binomial Distribution by means of the Number of Monthly Precipitation Days in Cuiabá
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar o relato de uma experiência de ensino que procura melhorar a aprendizagem do cálculo de probabilidade na distribuição binomial a partir de dados de probabilidade de chuva por meses na cidade de Cuiabá para dozealunos de ensino médio integrado em uma escola da rede federal nesta cidade.Foram utilizados para este fim dados históricos de precipitação da estação meteorológica de superfície do destacamento de controle do espaço aéreo de Cuiabá referentes ao período compreendido entre 1983 e 2009. Os resultados foram a melhor compreensão da distribuição binomialea obtenção docálculo médio da probabilidade de ocorrer precipitação em um certo mês. Através deste estudo deseja-se estimular o ensino por meio da pesquisa para os professores de Ensino Médio visando uma ação transformadora que suplante as aulas tradicionais inspiradas em livros que apresentem o conhecimento como algo estático e imutável.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.