ENSINO SOBRE A QUEDA DOS CORPOSPOR MEIODO SOFTWARE TRACKER
Teaching free fall motion usingthe Tracker software
Resumo
Um dos desafios encontrados na área de Ensino de Física reside no desenvolvimento de estratégias de ensino que despertem o interesse dos estudantes. No contexto atual, a utilização de ferramentas computacionais na experimentação tem sido indicada na literatura como um importante recurso didático, apto a motivar os alunos ao estudo das diversas áreas do conhecimento, bem como a prepará-los para a atuação profissional em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente. A sequência didática proposta neste trabalho considera o uso do software Tracker no ensino sobre o movimento de queda dos corpos, tendo sido realizada em duas turmas do Ensino Médio e duas turmas do Ensino Superior. Os resultados decorrentes da abordagem adotada sugerem que a atividade contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes participantes, corroborando o potencial de aplicação do software Tracker ao ensino de Física relatado na literatura.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.