LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA PORMEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR

Statistical Literacy: graphic comprehension through a game contextualized to eating strategies theme

  • Emivan da Costa Maia
  • Marcos André Braz Vaz
  • Renato Abreu Lima
Palavras-chave: Ensino de Estatística, Ensino de Matemática, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar os níveis de compreensão gráfica mobilizados por alunos do ensino fundamental utilizando a aplicação de um jogo de “Caça ao Tesouro”, propiciando a construção de conhecimentos sobre conteúdos estatísticos. Para a análise utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas e como referenciais metodológicos utilizaram-se os níveis de entendimento gráfico de Curcio e a Engenharia Didática. Os dados foram obtidos por meio de observações e gravações de áudios dos alunos participantes durante os encontros. Constatou-se que todos os grupos de alunos vivenciaram as três fases de uma situação adidática e que mobilizaram os dois primeiros níveis de compreensão gráfica.Por meio da atividade lúdica, os alunos participantes se mostraram bastantes ativos e assim puderam ter um êxito maior na elaboração e interpretação dos gráficos. Desta forma, cabe a discussão sobre o uso de atividades no processo de ensino e aprendizagem que trabalhem no processo de construção eanálises gráficas.

Publicado
2020-11-08