CONTEXTUALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSO DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO, EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO
Contextualization of learning in Physics for students of First license, high school graduates
Resumo
Este artigo apresenta os resultados qualitativos de uma pesquisa que buscou investigar se egressos do Ensino Médio estabelecem relações entre conteúdos de Física e fenômenos Físicos observados no cotidiano do trânsito. A intenção é obter evidências de que a formação escolar pode auxiliar os estudantes a estabelecerem tal aproximação. O corpus analisado consiste de 20 egressos do Ensino Médio, estudantes de cursos de Primeira Habilitação. As entrevistas foram apreciadas segundo a metodologia da Análise de Conteúdo, obtendo três categorias, relacionadas com os Professores, a Escola e os Estudantes. Notou-se que muitas das dificuldades relatadas não estavam relacionadas com a Física em si, mas com bloqueios referentes à Matemática básica e à interpretação de textos. De forma contrária, percebeu-se que a linguagem do professor, metodologia, didática e os fatores motivacionais foram aspectos relevantes para proporcionar a aprendizagem desses indivíduos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.