O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PARINTINS-AM

Science teaching based on working with projects in a Primary School located in a riverine community in Parintins-Am

  • Érica de Souza e Souza
  • Ailton Cavalcante Machado
  • Augusto Fachín Terán
  • Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira
  • Januário Rodrigues Nogueira
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Trabalhocom projetos, Educação Infantil, Amazônia, Biodiversidade

Resumo

O Ensino de Ciênciasnão deve estarapenas ancorado na memorização de conceitos abstratos, pelocontrário o mesmo deve privilegiar um ensino crítico e investigativo, capaz de relacionar Ciências, Tecnologia e Sociedade.O objetivo deste trabalho é mostrar a partir de um trabalho com projetos, aspotencialidades do uso da biodiversidade amazônica no processo de ensino-aprendizagem em ciências naEducação Infantil.A pesquisa esta fundamentada em teóricos comoBachelard(1996), Hernández e Ventura (1998), Haddad (2010), Cachapuz et al.(2011), Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2011), entre outros. O trabalho foi desenvolvido de março a junho de 2018, na escola municipal São Sebastião, pertencente à comunidade ribeirinha São Sebastião –Jará, Município deParintins, Am. Foram realizadasoficinas pedagógicas,na turma agregada daEducação Infantil.Oensino de Ciências, articulado ao trabalho com projetos no contexto da Educação Infantil, contribui e ajuda a promover mudanças de comportamentodesde a mais tenra infância, tornandooindivíduo cientificamente educado e com postura investigativa. É importante repensar a prática pedagógica no ensino de Ciências, buscando avalorização de metodologias diferenciadas e o uso de aulas práticas, desmistificando opensamento dos alunos de que a ciência já está pronta e é decorativa.

Publicado
2020-11-08