MONITORIA ACADÊMICA DE GENÉTICA: UM PERCURSO DE REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Academic Monitoring in Genetics: A Road of Reflections in the Teaching and Learning Process

  • Alice Lemos Costa
  • Cassiane Furlan Lopes
  • Pâmela Giordani Vielmo
  • Suziane Alves Barcellos
  • Analía del Valle Garnero
  • Ricardo José Gunki
Palavras-chave: Universidade, Contextualização, Prática de Ensino

Resumo

O artigo aborda experiências e reflexões sobre um projeto de monitoria acadêmica na disciplina de genética. Este componente curricular é ofertado pelos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa. Alunos do ensino médio e da graduação a consideram como uma disciplina de alto grau de dificuldade. No intuito de um processo colaborativo nas atividades de ensino e aprendizagem para discentes do ensino superior, efetuou-se a proposta de monitoria desta disciplina. Atividades didáticas envolvendo jogos, práticas laboratoriais, roda de conversa, exercícios relacionados ao conteúdo e grupos em redes sociais foram realizados, atendendo 52 alunos do 5° semestre do curso de Ciências Biológicas. Durante as atividades de monitoriaa resposta mais citada pelos estudantes em relação à disciplinafoi que, ao longo do ensino médio eles tiveram pouco ou nenhum conhecimento sobre esteconteúdo. O espaço extraclasse estipulado para o projeto proporcionou momentos de aprendizagem únicos. Desta forma, inferimos que cada vez mais trabalhos deste cunho servirão como base em pesquisas para o aprimoramento dos métodos de ensino.

Publicado
2020-11-08