ANÁLISE DE QUESTÕES ELABORADAS POR ACADÊMICOS DE ANATOMIA HUMANA EM UMA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA

Analysis of questions elaborated by academics of human anatomy in aflippedclassroom strategy

  • Camila Maria Bandeira Scheunemann
  • Paulo Tadeu Campos Lopes
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida, Análise de Questões, Dinâmica de Grupos, Anatomia Humana, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo, de cunho qualitativo e exploratório, faz parteuma pesquisa de doutorado em andamento, com início em 2018, realizada em uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Teve por objetivo apresentar uma estratégia metodológica desenvolvida para o ensino e aprendizagem do sistema linfático, em uma disciplina de anatomia humana, na perspectiva da sala de aula invertida, contemplando a atividade presencial desenvolvida, bem como, apresentaçãoa análise das questões elaboradas pelos alunos durante esta atividade. Os participantes foram 22 acadêmicos de anatomia humana de cursos da área da saúde. Consistiu em uma intervenção didática utilizando a metodologia da sala de aula invertida, com estudo prévio em forma de hipertexto digital e atividade presencial de elaboração de questões, referente ao sistema linfático. O foco deste artigo foi analisar e discutir as perguntas elaboradas pelos estudantes na estratégia presencial. A análise foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin e na Taxonomia de Bloom. Predominaram a elaboração de questões abertas e de múltipla escolha, com foco nas estruturas do sistema linfático, de forma geral, sem ênfase para órgãos específicos que o compõem. A maioria das questões foram avaliadas como nível de compreensão, expressando uma categorização de dificuldade média.

Publicado
2020-11-08