ESPAÇO CIÊNCIA MICOLÓGICA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO REINO DOS FUNGOS

Mycological Science Space: Education and playfulness in the kingdom of fungi

  • Yanka dos Santos e Santos
  • Maria José de Souza Pinho
  • Tatyane da Silva Moraes
Palavras-chave: Ensino de ciências, Ludicidade, Micologia

Resumo

O presente artigo retrata as experiências vivenciadas no Espaço Ciência Micológicada Universidade do Estado da Bahia, CampusVII, SenhordoBonfim-BA, a partir da atuação de monitoriado projeto de extensão intitulado “Clube de Ciências em Micologia e Bioética”, desenvolvido no período de 8 meses.Objetiva discutir de que maneira as atividades lúdicas e interativas contribuem com o processo de ensino e aprendizagem mais significativosna área da Micologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativado tipo pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada através da observação participante e da aplicação de questionário semiestruturado. Observamos que as atividades lúdicas e interativasse caracterizamcomo fortes aliadas ao processo de ensinoe aprendizagem, pois contribuem para a melhor compreensão dos estudantes no que diz respeito ao conteúdo de Fungos, ao tempo que despertam o interesse dos mesmos para o estudo desses seres vivos, permitindo que os conceitos científicos pertinentes sejam melhores assimilados.

Publicado
2020-11-08