PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA ESTRUTURADA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF STRUCTURED PHYSICS FROM THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
Resumo
O ensino de Física tem se caracterizado como foco de investigação em suas diferentes perspectivas, dentre as quais, as estratégias didáticas, que são merecedoras de destaque porque podem contribuir significativamente para amenizar as dificuldades de aprendizagem frequentemente presentes na apropriação dos conceitos físicos. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou evidenciar em que medida uma abordagem estruturada com base nos Três Momentos Pedagógicos favorece o estabelecimento de relações entre o conhecimento científico e as situações vivenciais. Os dados foram coletados por instrumentos específicos mediante a implementação de uma sequência didática para o ensino de Física, buscando avaliar sua pertinência em termos de estratégia didática e da contemplação dos objetivos educacionais, consideradas as categorias de análise. Na primeira, tomou-se como instrumento para coleta de dados o diário de bordo elaborado pela professora/pesquisadora, e, na segunda, analisou-se o enredo de uma peça de teatro desenvolvida no último encontro como forma de sistematização dos conteúdos abordados. Os resultados apontaram para a viabilidade da proposta e a importância de realizar atividades de ensino pautadas na aproximação dos conteúdos com as situações vivenciais, particularmente as que proporcionam a formação para a cidadania. Além disso, elucidaram a relevância de propor debates e a inserção de temas polêmicos para instigar o pensamento crítico dos alunos e potencialmente significativo para a apropriação dos conceitos em Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.