PROPONDO APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E LUDWICK FLECK PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS DE ENSINO

Proposing approaches between Paulo Freire and Ludwick Fleck for content selection and teaching objectives

  • Fábio Gabriel Nascibem
Palavras-chave: Ludwick Fleck; Paulo Freire; Teaching.

Resumo

Este artigo tem por objetivo construir um caminho para implementação de uma estrutura tendo por base os temas geradores para seleção de currículos e objetivos, em diferentes níveis de ensino. A reflexão se deu a partir de uma abordagem realizada junto a uma turma de licenciatura em biologia. Para tanto, retomamos alguns pressupostos, como diálogo entre saberes e a superação de visões distorcidas de ciência, para preparar campo e culminar em estratégias didáticas tomando base em referenciais freireanos. A aproximação de tais valores freireanos com o coletivo de pensamento fleckiano é a principal contribuição que pretendíamos dar. Aspiramos estimular outros estudos e proposituras a partir destas linhas gerais

Publicado
2021-03-31