CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DO AR NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Considerations on the Study of Air in the Education of Teachers of the Pedagogy Course

  • Karla Gisleine Ferrari Torres
  • Lucila Akiko Nagashima
Palavras-chave: Estudo do ar; Formação de Professores; Práticas Experimentais.

Resumo

O artigo tem como objetivo buscar as diferentes opiniões/conclusões apresentadas pelos acadêmicos do quarto ano do curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense sobre o estudo do ar. Tal avaliação foi possibilitada pela análise de conceitos, discussões e realização de práticas experimentais, atividades variadas que foram ofertadas durante o cumprimento do estágio supervisionado na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática. O trabalho foi de cunho qualitativo e os resultados foram categorizados por meio de análise de conteúdo. As discussões e contribuições realizadas em grupo mostraram-se significativas e desafiadoras, pois a metodologia utilizada comprovou principalmente que o uso das práticas experimentais faz ampliar a compreensão dos conceitos, desenvolvendo uma visão crítica que estimula o exercício da cidadania. Porém, como existe pouca familiaridade dos pedagogos com as atividades experimentais e os conteúdos de Ciências, verificou-se que as concepções elencadas apresentaram alguns equívocos relativos ao estudo, os quais serviram não apenas para constatar a validação dos experimentos, mas determinar o processo e a intrínseca relação entre a teoria e a prática.

Publicado
2021-04-01