A MÚSICA CONTROVERSA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: UM ARQUÉTIPO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Controversial music as an instrument of scientific and technological literacy: an archetype of learning object in science teaching

  • Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Palavras-chave: Música controversa; Objeto de Aprendizagem; Alfabetização científicotecnológica.

Resumo

A música controversa é um objeto de aprendizagem que compõe o jogo tríptico – objeto de aprendizagem amparado por um tema gerador, que se fundamenta em Paulo Freire, e que se divide em três etapas: (i) a música controversa, (ii) o jornal ideológico e (iii) o júri simulado – desenvolvido num processo de colaboração e cooperação com graduandos de licenciatura em ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Por isso, este texto tem o objetivo de identificar contribuições formativas para o graduando de licenciatura em ciências da citada universidade, no que se referem à alfabetização científico-tecnológica, ao construir a música controversa. A música controversa proporcionou um contato com dimensões e eixos estruturantes importantes à alfabetização científica dos atores. A construção da música controversa, bem como o conteúdo presente na mesma, foi fundamental à contemplação de aspectos que revelam como a ciência é construída e como esse conhecimento científico evolui.

Publicado
2021-04-01