PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DO TANGRAM

Student Perceptions Concerning the Construction of Scientific Knowledge through Tangram

  • Drielle Caroline Castilho
  • Irinéa de Lourdes Batista
Palavras-chave: Ensino de Química; Natureza da Ciência; Perspectiva Kuhniana; Tangram.

Resumo

Tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná para a disciplina de Química, especificamente a contextualização sócio-histórica da ciência, procuramos realizar um levantamento de estratégias pedagógicas e recursos didáticos que pudessem despertar maior interesse dos educandos para essa disciplina. Desse modo, foi desenvolvida uma Unidade Didática optando-se pela exploração da Natureza da Ciência, elencando aspectos históricos e filosóficos no desenvolvimento da ciência. Para isso, levamos em consideração a perspectiva
kuhniana da ciência e como recurso didático, utilizamos o Tangram com o intuito de despertar o interesse dos estudantes em relação ao desenvolvimento da ciência. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário prévio e posterior e por anotações realizadas em um diário de bordo pela professora. A investigação possibilitou constatar indícios de aprendizagem nos estudantes em relação a construção do pensamento científico. Além disso, este trabalho está em conformidade com os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, ao propor maneiras de valorizar os aspectos sociais, culturais e históricos envolvidos na ciência.

Publicado
2021-04-01