PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DO TANGRAM
Student Perceptions Concerning the Construction of Scientific Knowledge through Tangram
Resumo
Tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná para a disciplina de Química, especificamente a contextualização sócio-histórica da ciência, procuramos realizar um levantamento de estratégias pedagógicas e recursos didáticos que pudessem despertar maior interesse dos educandos para essa disciplina. Desse modo, foi desenvolvida uma Unidade Didática optando-se pela exploração da Natureza da Ciência, elencando aspectos históricos e filosóficos no desenvolvimento da ciência. Para isso, levamos em consideração a perspectiva
kuhniana da ciência e como recurso didático, utilizamos o Tangram com o intuito de despertar o interesse dos estudantes em relação ao desenvolvimento da ciência. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário prévio e posterior e por anotações realizadas em um diário de bordo pela professora. A investigação possibilitou constatar indícios de aprendizagem nos estudantes em relação a construção do pensamento científico. Além disso, este trabalho está em conformidade com os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, ao propor maneiras de valorizar os aspectos sociais, culturais e históricos envolvidos na ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.