RESSIGNIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA INTEGRADA ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVO
Ressignification and application of a teaching-learning sequence from the perspective of the integrated constructive approach through a collaborative teaching training process
Resumo
Este estudo buscou analisar as articulações entre um processo formativo docente e a aplicação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) sobre Ecologia. A Sequência de EnsinoAprendizagem se fundamentou na Abordagem Construtivista Integrada (ACI) de Martine Méheut, sendo estruturada em duas etapas. A primeira compreendeu um processo de ressignificação de modo colaborativo de uma SEA previamente estabelecida. A segunda envolveu o acompanhamento da aplicação da SEA, seguido de um feedback construtivo. A partir da aplicação da SEA ficou evidente a articulação entre o processo formativo e a implementação da proposta com flexibilizações no planejamento, a partir das necessidades dos estudantes. Validamos a SEA por meio da articulação entre o processo formativo, com a valoração da sua ressignificação, e a implementação da sequência. Evidenciamos que a professora se apropriou dos elementos da ACI, conseguindo articular o momento vivenciado na etapa de ressignificação com a aplicação da sequência. Assim, a sequência contribuiu para formação da docente no alinhamento da teoria à sua prática, através do processo de formação docente colaborativo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.