FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL SCRATCH

Initial Training of Science Teachers: Building Teaching Knowledge with Scratch Visual Programming Language

  • Helen Regiane Pará Rocha
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
Palavras-chave: Programação visual Scratch, Formação inicial de Professores de Ciências, Saberes Docentes

Resumo

Este artigo se refere a um recorte da dissertação de mestrado, intitulado “Formação inicial de professores de Ciências: construção de saberes docentes com a Linguagem de Programação Visual Scratch”, cujo objetivo consistiu em compreender quais saberes da docência poderiam ser construídos por futuros professores de Ciências em formação inicial, a partir de vivências com o uso da linguagem de programação visual Scratch. Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), no espaço da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, com alunos matriculados nos 5º e 7º períodos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como sustentação metodológica a pesquisa-ação, por meio da qual se implementou como ação investigativa uma oficina denominada “Programação com o Scratch para aprender Ciências”, que se configurou como produto de pesquisa para a formação inicial de professores de Ciências. Os dados coletados foram tratados pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). As conclusões da pesquisa permitem inferir que houve a construção de saberes da experiência e do
conhecimento, e que esses saberes convergem para a construção de saberes pedagógicos na formação inicial de professores de Ciências.

Publicado
2018-08-03