JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA

Teaching games in biology teaching in EJA in public schools in Santarém-PA

  • Soraia Baia dos Santos
  • Márcia Mourão Ramos de Azevedo
  • Inarianny Alise Pedroso Cavalcante
  • Adriane Xavier Hager
Palavras-chave: Jogos; Ludicidade; Metodologia de Ensino.

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar a contribuição do uso de jogos didáticos para o ensino de biologia a educandos oriundos do ensino médio da modalidade EJA de duas escolas públicas em Santarém-PA. Foram usados três métodos de ensino, o tradicional, usando-se apenas a exposição teórica dos conteúdos, o tradicional/lúdico, aliando-se a aula teórica com a inserção subsequente de dinâmica de jogos em grupos, e o lúdico, aplicando-se somente a prática da dinâmica sem a abordagem teórica precedente sobre a temática. Participaram deste estudo 53 estudantes de seis classes, onde foi aplicado um método de abordagem temática por classe em cada uma das duas escolas que participaram desta pesquisa, sendo o tema da aula selecionado em comum acordo com os professores: “Reprodução Humana”. Os materiais lúdicos utilizados foram jogos didáticos intitulados: “sistemas reprodutores e, caminhos da fecundação”. A coleta de dados foi feita através da aplicação preliminar e posterior
de questionários semiestruturados, além de relatos orais e observações descritivas como forma complementar de informações. Os resultados demonstraram que a prática didático-pedagógica de dinâmicas em grupos como os jogos educativos aplicados a alunos da modalidade EJA, apresenta-se satisfatória para o processo ensino-aprendizagem quando encontra-se associada à aula teórica precedente, pois deste modo propicia a reflexão de concepções e aprendizados.

Publicado
2021-04-01