O ENSINO DE FÍSICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DE QUEDA LIVRE

Physics teaching and meaningful learning: an experimental kit with Arduino for free fall teaching

  • Weimar Silva Castilho
  • Denise Lima Oliveira
  • Marco Vinicius Gome oiv3bvgs Dutra
Palavras-chave: Ensino de Física, kit experimental, Arduino, aprendizagem significativa.

Resumo

O presente trabalho analisa uma atividade experimental comparativa entre dois aparatos experimentais de queda livre, desenvolvida durante as aulas de Física em uma turma de primeira série do ensino médio. O objetivo da aplicação dessa metodologia foi o apresentar um material de apoio
de fácil reprodução para os professores que trabalham com essa disciplina no ensino médio, bem como promover uma aprendizagem mais ativa e significativa para os estudantes, incentivando a aprendizagem a partir de resolução de problemas, amparados por recursos tecnológicos da robótica. No momento da atividade experimental foram feitas algumas considerações relativas ao cálculo da gravidade local. Na sequência, apresentaram-se os roteiros experimentais para a obtenção dos dados. Para realizar a atividade, dividiram-se os estudantes em dois grupos: o primeiro grupo realizou a atividade com equipamento comercial, o segundo grupo utilizou o aparato experimental com o Arduino; logo depois os grupos foram invertidos. Os resultados obtidos possibilitaram a percepção de que a realização de atividades experimentais com foco na aprendizagem ativa dos alunos propiciou a compreensão dos conceitos abordados durante a prática; outrossim, demonstrou as vantagens do uso do Arduino na realização do experimento, o baixo custo na aquisição dos componentes e a precisão dos resultados, equivalente aos equipamentos produzidos comercialmente para os laboratórios didáticos de Física.

Publicado
2021-04-02