UM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
A Pedagogical Role-Playing Game (RPG) for Astronomy Teaching
Resumo
Este artigo relata a confecção, aplicação e análise de um Role-Playing Game (RPG) pedagógico voltado para o ensino de Astronomia. O conceito de RPG será apresentado, assim como premissas e motivações para tal, apontando-se evidências na literatura que indicam benefícios de sua utilização.
Entre os pilares de seu desenvolvimento, destaca-se a interdisciplinaridade, envolvendo disciplinas correlatas à astronomia, como a geografia, história, física e matemática, demonstrando assim, como estas áreas estão interligadas e transcendem as divisões comuns dispostas em ambiente escolar. Espera-se que este seja capaz de motivar os alunos, para que tenham vontade de prosseguir na aventura, rumo ao aprendizado. Após a confecção do jogo, foi realizada a sua aplicação para uma turma de 19 alunos em uma disciplina eletiva de Astronomia em uma Escola Estadual de período integral no município de Bauru, São Paulo. Dados a respeito desta foram obtidos através de um questionário respondido pelos estudantes que participaram. Os resultados obtidos, assim como a experiência da aplicação foram analisados segundo a metodologia de Análise de Conteúdo e vieram a corroborar fortemente com a conclusão já apontada na literatura de que o RPG pode ser utilizado com muitos benefícios como ferramenta didática em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.