PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RÁDIO E PAINEL SOLAR CASEIRO
d Technology Teaching Proposal for 9th Grade Students: Homemade Radio and Solar Panel
Resumo
O artigo foi desenvolvido no contexto de projetos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF) que visem aplicar estratégias de ensino para auxiliar nas aulas de física e facilitar o processo de aprendizagem dos conceitos em Física dos alunos. Ele tem como proposta de ensino de Ciência e Tecnologia (C&T) a utilização do rádio FM (transmissor e receptor) e da célula/painel/placar solar por meio de experimentos (construção, funcionamento e explicação) caseiro de baixo custo e softwares (Frifzing e Origin) nas aulas de Ciências Físicas em uma turma matutina de 20 alunos do 9º ano da E.M.E.F “Santo Antônio” localizada na zona rural de Breves-Pa. Adota-se os documentos oficiais PCNs e BNCC que orientam com relação aos conteúdos e ao ensino de Ciências da Natureza, bem como o referencial teórico Delizoicov (1982) que aborda a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP) a partir de aulas dialógicas e problematizadoras. Os resultados alcançados por meio
de pesquisa quali-quantitativa através de registros de imagens, observação sobre as atividades realizadas e coleta de dados por meio de notas de campo, cálculos e gráficos, possibilitaram um maior envolvimento dos alunos na construção de seu próprio conhecimento por meio de 4 categorias:
curiosidade epistemológica, dialogicidade, aspecto aplicado ao conhecimento científico e compreensão conceitual.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.