AJUDANDO A ELUCIDAR O SIGNIFICADO FÍSICO-MATEMÁTICO DE INTEGRAIS PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM UM MINICURSO COM O AUXÍLIO DE ENUNCIADOS
Helping to Elucidate the Physical and Mathematical Meaning of Integrals for Engineering Students in a Short Course with the Help of Statements
Resumo
O presente artigo mostra o desempenho obtido por 14 alunos de Física Geral 2, em uma Universidade Particular da grande Cuiabá, antes e depois de um minicurso realizado de forma remota de interpretação de integrais da disciplina. O curso foi composto pela interpretação geométrica e textual das integrais. O teste de verificação, antes e após o curso, foi constituído de oito questões com oito alternativas de escolha em que uma delas é nenhuma afirmação é verdadeira. As questões foram mostradas na tela do Google Meet para que os estudantes enviassem a resposta para o e-mail do docente antes e depois do curso. O resultado obtido foi uma melhora na quantidade total de acertos, além de um aumento na quantidade de acertos por questão, tais fatos sugerem ser necessário cada vez mais abordagens interpretativas das integrais no processo de ensino-aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.