ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS POR MEIO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Analysis of written records and drawings using the Scientific Literacy Indicators

  • Juliana de Oliveira Silva
  • Nathália Virginia Santos de Menezes
  • Viviane Briccia
  • Miríades Augusto da Silva
Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização Científica. Ensino Fundamental I.

Resumo

O Ensino por Investigação tem sido apontado por diversos autores como uma abordagem didática capaz de desenvolver habilidades e atingir objetivos maiores para o ensino de ciências. O estudo aqui apresentado teve por objetivo realizar análises de texto escrito e desenhos de alunos do ensino fundamental I em uma escola da região de Ilhéus, tendo por referência os trabalhos já analisados em outros contextos. Observamos que assim como em outros trabalhos, a produção textual e pictórica dos alunos nos dão indícios que os mesmos estão em um processo de Alfabetização Científica. Notamos ainda que a inserção dos alunos em atividades investigativas em que o professor estabelece a mediação faz com que os alunos se percebam construtores do conhecimento científicos.

Publicado
2021-04-02