USO DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO - UMA ABORDAGEM SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO

Investigative Practical Classes for Consolidating Knowledge and Experiencing the Scientific Method - An Approach on Abo Blood Type System

  • Edivan Miranda
  • Fernanda Silva Torres
Palavras-chave: Ensino por investigação, Tipagem sanguínea, Sistema ABO

Resumo

O ensino de Ciências por metodologia investigativa tem sido uma alternativa didática para a aprendizagem dos alunos. Nessa ferramenta o professor pode diversificar sua prática no cotidiano escolar, visando dinamizar as aulas e desenvolver habilidades e competências nos alunos. Dos tipos de atividades com caráter investigativo disponíveis, a atividade prática investigativa foi a escolhida como objeto de pesquisa neste estudo. A escolha justifica-se pela necessidade de reavaliação das aulas práticas tradicionais, nas quais o aluno é um mero expectador. Para tanto, foi desenvolvida uma atividade prática investigativa sobre tipagem sanguínea dentro do sistema ABO com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola particular de Contagem-MG. Durante a prática, na qual
foram utilizados materiais simples, de fácil aquisição e manipulação, os alunos puderam simular de forma simples e segura as reações que acontecem durante a realização do procedimento de identificação do grupo sanguíneo do sistema ABO. Após a realização da atividade proposta, os alunos preencheram um questionário de satisfação e os resultados obtidos da análise da percepção dos alunos e das observações realizadas durante a atividade. Ao final, observou-se que a atividade escolhida pode ser desenvolvida em qualquer escola que disponha ou não de laboratório de Ciências, facilitando, dessa forma, o acesso a aulas diferenciadase que a mesma representa uma ótima ferramenta pedagógica por proporcionar estímulo aos estudantes e possibilitar a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula.

Publicado
2018-08-03