INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ALUNO E TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA ATIVIDADE COLABORATIVA REALIZADA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL
Influence of social interactions between student and tutor on the teaching-learning process of a collaborative activity carried out in a non-formal space
Resumo
Atividades colaborativas em espaços não formais possuem forte respaldo na abordagem construtivista de Lev Vygotsky. Nesses espaços, há a possibilidade de aplicação de um modelo no qual alunos experientes atuem como tutores para auxiliar alunos iniciantes. Neste sentido, esse
trabalho analisou a influência das interações sociais entre alunos e tutores no processo de ensinoaprendizagem durante uma atividade colaborativa em um espaço não formal. A pesquisa foi realizada com alunos de Ciências Biológicas da disciplina Prática Curricular em Ecologia e Bioestatística, aplicada na Fazenda Experimental da UFAM, no município de Manaus (AM) no ano de 2019. Os instrumentos de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada à luz de categorias obtidas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a atividade colaborativa ocasionou no desenvolvimento de habilidades relacionadas a prática científica e as interações sociais. Também demonstrou as potencialidades de uso dos espaços não formais para futuros professores e pesquisadores, sendo um modelo passível de
ser adotado por disciplinas análogas de diferentes áreas de conhecimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.