A ARTE MUSICAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO CIENTÍFICO DOS SISTEMAS GENITAIS
Musical Art as an Active Methodology in the Scientific Education of Genital Systems.
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi averiguar a eficácia da utilização de paródias como uma metodologia ativa no ensino de sistemas genitais. A experiência foi vivenciada com 39 alunos de uma escola municipal de Ipaporanga - CE. Os dados coletados foram avaliados com base na composição das paródias elaboradas pelos discentes relacionadas ao conteúdo de sistemas genitais, utilizando-se um questionário com perguntas específicas sobre o tema da pesquisa, o qual foi aplicado antes e depois da construção das paródias. As respostas observadas no questionário pósteste, quando comparadas com o pré-teste, indicou uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Percebeu-se que nessa experiência vivenciada, a utilização de paródias no ensino de ciências mostrou eficiência no sentido de envolver e motivar os estudantes para o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.