INTERDISCIPLINARIDADE: EXPERIÊNCIA COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE SUSTENTABILIDADE

Interdisciplinarity: experience with middle school students on sustainability

  • Cassiano Scott Puhl
  • Luiz Alberto Lorenzzi Filho
  • Juliana Lopes Froehlich
  • Isabel Cristina Machado de Lara
  • Marcelo Amaral-Rosa
Palavras-chave: Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Modelagem em Ciências e Matemática

Resumo

O artigo apresenta o relato de experiência de uma proposta didática interdisciplinar, desenvolvida em uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Alegre, cujo tema é sustentabilidade. A proposta didática tem o objetivo de desenvolver a capacidade crítica nos estudantes e promover aprendizagens sobre sustentabilidade, embasado em conhecimentos sobre a origem do Universo e o surgimento e manutenção da vida no planeta Terra. Em busca desses objetivos, os estudantes interagiram com ambientes do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e foram instigados a construírem um modelo de um local ou objeto, explicitando as características que remetem à sustentabilidade. Diante da síntese das ocorrências, verificou-se que a Modelagem em Ciências e Matemática como método de ensino promoveu o envolvimento dos
estudantes na execução das atividades planejadas e, consequentemente, no processo de aprendizagem. Além disso, constatou-se que os estudantes que construíram o modelo ou que participaram da visitação ao museu mostraram um nível maior de argumentação sobre os
conhecimentos estudados, se comparado aos demais colegas. Portanto, há evidências que a proposta didática promoveu aprendizagens e desenvolveu o senso crítico nos estudantes, possibilitando a formação cidadãos responsáveis e preocupados com a sociedade e com o meio ambiente em que vivem.

Publicado
2021-04-02