A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA

The production of texts as a methodological resourcefor problem solving in Organic Chemistry classes

  • Caroline Gomes Fernandes Universidade Federal de Lavras
  • Rita de Cássia Suart Universidade Federal de Lavras
  • Josefina Aparecida de Souza Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Ensino de Química, habilidades cognitivas, CTSA, resolução de problema

Resumo

Este trabalho buscou analisar a presença da abordagem CTSA em textos elaborados pelos estudantes da disciplina de Química Orgânica I, do curso de Licenciatura em Química, assim como as habilidades cognitivas manifestadas por eles ao longo da disciplina, por meio de resolução de problemas, os quais apresentavam quatro temas distintos. Através dos resultados, conforme os alunos avançaram na disciplina, observou-se que eles progrediram na abordagem CTSAe no nível das habilidades cognitivas. A escrita científica e a forma como os alunos resolveram os problemas também foi se aperfeiçoando.Assim, a utilização de textos para resolução de problemas serviu como ferramenta que possibilitou ao professor analisar as dificuldades manifestadas pelos discentes ao longo do curso e proporcionou às aulas um caráter mais problematizador, favorecendo umaeducação cívica mais crítica e reflexiva.

Publicado
2019-04-03