A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
The origin of life through experimentation as a didactic instrument in science teaching
Resumo
Este estudo objetivou contribuir para uma aprendizagem significativa e colaborativa em uma situação-problema para auxiliar na construção do conhecimento sobre o tema Origem da Vida, além de compreender um pouco mais sobre o método científico. Sendo assim, realizou-se uma
experimentação semelhante à realizada pelo médico italiano Francesco Redi (1626-1697), a partir das etapas do método científico. Participaram deste trabalho 47 educandos de duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição escolar privada de Santa Maria/RS. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo e os resultados foram organizados através do Programa GraphPad Prism 6. Os resultados obtidos foram muito significativos uma vez que ao utilizarem o método científico como forma de investigação na prática, os estudantes também puderam refletir e compreender fenômenos que acontecem diariamente. Embora simples, acredita-se que a metodologia proposta constituiu um instrumento válido e eficaz no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento científico dos educandos, pois é uma ferramenta mediadora que relaciona a teoria e prática.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.