INTERFACES ENTRE O MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS E A ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA

Interfaces between the case study method and the investigative experimental approach

  • Lucas César da Silva
  • Jane Raquel Silva de Oliveira
Palavras-chave: Estudo de casos; Atividades experimentais investigativas; Alfabetização científica; Ensino de química.

Resumo

Um dos propósitos do ensino de ciências é promover a alfabetização científica (AC) dos alunos, isto é, fazer com que os estudantes sejam capazes buscar, analisar e articular informações da ciência e tecnologia para tomada de decisões frente a problemas presentes em seu contexto social.
Defende-se que tal propósito possa ser viabilizado por meio de atividades didáticas de natureza investigativa. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma atividade didática pautada no uso do método de estudo de casos e da abordagem experimental investigativa para
promover a AC dos estudantes. A atividade foi aplicada em uma aula de Ciências de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. As discussões dos estudantes durante a atividade foram gravadas em áudio e analisadas à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica. Os resultados revelaram que a atividade investigativa contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como busca de informações, levantamento de hipóteses sobre um problema, análise de dados, organização do trabalho em grupo, solução de problemas etc. Dessa forma, acredita-se que a
articulação entre dois métodos de natureza investigativa – o estudo de caso e abordagem experimental investigativa – potencializa a capacidade dos estudantes em se apropriarem de conceitos químicos e saberem articulá-los em situações problema presentes no seu cotidiano.

Publicado
2021-04-02