REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE CROMATOGRAFIA DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE AULAS EXPERIMENTAIS

Restructuring the Chromatography Discipline of a Technical Course in Chemistry from extending the Number of Experimental Classes

  • Ana Paula Fortunato Maciel
  • Marcus Vinícius da Silva Sales
  • Wagner da Silva Terra
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante; modelo tecnicista; aprendizagem significativa.

Resumo

O ensino profissionalizante é historicamente marcado por características do modelo tecnicista, as quais perduram até os dias de hoje. Sendo, portanto, perceptível a necessidade da quebra desse paradigma, estimulando a consciência crítica, tanto do educando quanto do educador, de forma coletiva, social e política. Nesse contexto o presente trabalho visou minimizar as marcas tecnicistas presentes no ensino da disciplina de Cromatografia de um curso profissionalizante em Química, por meio da inserção de aulas práticas investigativas grau 1. A aplicação da proposta possibilitou a comparação entre turmas do referido curso, sendo duas com atividades predominantemente teóricas e as outras duas com predominância de atividades experimentais investigativas. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente, por meio dos testes F de Snedecor e t de student, e qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo. Após coleta e análise dos dados, foi possível identificar indícios de aprendizagem significativa principalmente nas turmas que tiveram a disciplina majoritariamente experimental.

Publicado
2021-04-02