ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA PARA APROXIMAR ASPECTOS BIOLÓGICOS E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

Human Evolution Teaching in Basic Education: A Participatory Intervention for an Approach between biological and socio-cultural aspects

  • Maria Margareth Cancian Roldi
  • Carime Rodrigues Salim
  • Carlos Roberto Campos Pires
Palavras-chave: Evolução Humana, Conceito de raça, Intervenção participativa

Resumo

Considerando a evolução como um eixo que perpassa todas as áreas das ciências biológicas, discutimos, neste estudo, o potencial de uma sequência didática (SD), utilizando os princípios teórico-metodológicos da intervenção pedagógica participativa para o ensino de evolução humana e para a compreensão de que o conceito de raça, quando estudado como divisão de populações humanas, a partir de características morfológicas, é incompatível com a teoria da evolução
biológica. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, fotografias, anotações em diário de bordo e relatório dos alunos. A abordagem dos dados ocorreu em uma perspectiva interdisciplinar, utilizando-se do referencial teórico para sua discussão. As atividades exigiram reflexão, debate de ideias e construção de novos conceitos até que a resolução do problema fosse apresentada, levando os alunos a internalizar conceitos durante essa busca e a estabelecer conexões com seu cotidiano. O desenvolvimento da SD revelou momentos de interação, promovendo o diálogo e incentivando a habilidade de argumentação dos alunos. Contemplou, ainda, as competências cognitivas associadas ao conteúdo de evolução humana estabelecida para o Ensino
Médio.

Publicado
2018-08-03