CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA
Construction and application of experimental teaching sequence based on contents on electrical nature of matter
Resumo
Conteúdos relacionados à natureza elétrica da matéria estão entre os de maior dificuldade de entendimento nas aulas de ciências do nono ano. Este trabalho objetivou a construção e a aplicação de uma sequência didática experimental para alunos do nono ano de escola pública da cidade de
Codó-MA. Para a sequência didática, foram propostos três momentos, sendo: microaula, experimentação e produção textual. Os dados foram avaliados a partir de questionário diagnóstico e análise de conteúdo. Os experimentos foram essenciais na discussão de temas e conteúdos sobre a
natureza elétrica da matéria. Percebeu-se que os alunos associaram o tema ao cotidiano, porém, evidenciado mais os conteúdos da física do que da química, mesmo a experimentação estando voltada para processos e reações químicas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.