CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA

Construction and application of experimental teaching sequence based on contents on electrical nature of matter

  • Sabrina Nunes Sales
  • Joacy Batista de Lima
  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
  • Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Sequência Didática, Natureza elétrica da matéria.

Resumo

Conteúdos relacionados à natureza elétrica da matéria estão entre os de maior dificuldade de entendimento nas aulas de ciências do nono ano. Este trabalho objetivou a construção e a aplicação de uma sequência didática experimental para alunos do nono ano de escola pública da cidade de
Codó-MA. Para a sequência didática, foram propostos três momentos, sendo: microaula, experimentação e produção textual. Os dados foram avaliados a partir de questionário diagnóstico e análise de conteúdo. Os experimentos foram essenciais na discussão de temas e conteúdos sobre a
natureza elétrica da matéria. Percebeu-se que os alunos associaram o tema ao cotidiano, porém, evidenciado mais os conteúdos da física do que da química, mesmo a experimentação estando voltada para processos e reações químicas.

Publicado
2021-04-02