ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA RESERVA ECOLÓGICA DE SAPIRANGA, BAHIA

Non-formal education spaces: a case study in the Ecological Reserve of Sapiranga, Bahia

  • Sandro Conceição de Matos
Palavras-chave: Ensino de ciências, Espaço não formal, Interdisciplinaridade

Resumo

As reservas ambientais são importantes espaços não formais para a educação científica e para a popularização das ciências que permitem o entendimento da  linguagem científica fora da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de um espaço não formal, representado pela Reserva Ecológica Sapiranga, como um ambiente complementar a educação escolar através de um roteiro que estabelecesse, de modo interdisciplinar e contextualizado, o conteúdo Seres Vivos abordado no Segundo Ano do Ensino Médio. Para tanto, foi utilizado um roteiro com questões que orientassem as observações de alunos quanto à ação do sistema econômico na degradação da natureza, assim como, à caracterização dos seres vivos presentes na reserva. Ademais, os estudantes foram orientados a fotografar o organismo que mais lhe chamou atenção durante a vista. Estas fotos, contendo legendas, foram organizadas em um mural com o intuito de socializar o conhecimento científico assimilado durante a aula de campo aos outros alunos e funcionários da escola que não realizaram a visita. Por fim, este artigo sinalizou algumas dificuldades em realizar atividades escolares em espaços não formais bem como os aspectos positivos relacionados a utilização de espaços similares para a educação.

Publicado
2018-08-03