A ZOOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: O CONHECIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A CLASSE REPTILIA E A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
The Zoology in the school context: the knowledge of students and teachers about the Reptilia class and the use of playful activity in Basic Education
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos de alunos e professores de Ciências do Ensino Fundamental, acerca dos répteis e comparar a motivação e aprendizagem dos alunos com a intervenção de um jogo didático. Foram selecionadas nove escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Patos – PB. A metodologia consistiu na aplicação de um pré-teste, jogo didático, pós-teste e questionário para professores. A análise dos resultados foi feita de forma qualitativa e quantitativa e foi aplicado o Teste t de Student. Participaram da pesquisa 313 alunos e 15 professores, os resultados confirmam que, no pré-teste, (30%) dos alunos acertaram sobre os representantes do grupo dos répteis e no pós-teste, após o jogo, o resultado cresce para (81%). O Teste t indicou que o resultado do jogo didático foi significativo. O jogo didático proporcionou uma aula curiosa, interativa, dinâmica e extrovertida, que resultou na melhoria nos resultados encontrados no pré-teste.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.