CRIANDO E RECRIANDO: PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA
CREATING AND RECREATING: THE PRODUCTION OF COMICS IN ELECTROCHEMISTRY TEACHING
Resumo
Durante muito tempo o ensino de química foi focado apenas em decorar conceitos, fórmulas e reações, principalmente no que tange à eletroquímica por ser considerada uma temática de alta complexidade. Entretanto, nos últimos anos, essa abordagem arcaica de ensino vem sendo atualizada através da criação de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Assim, neste artigo será discutido uma dessas novas metodologias: a criação de histórias em quadrinhos (HQs). Ao decorrer do ensaio podemos observar uma análise das HQs produzidas pelos discentes do 3° ano do ensino médio de uma escola pública federal. Ademais, descrevemos como ocorreu o desenvolvimento de todo o processo de escrita e reescrita orientada pelo professor, ressaltando as dificuldades encontradas pelos alunos e as soluções propostas com o auxílio do docente. Diante disso, os estudantes puderam apreender melhor os conteúdos abordados em sala de aula, trabalhando com eles de uma maneira mais lúdica e dinâmica, utilizando uma linguagem coloquial. Por fim, esse estudo demonstrou que o uso dessa metodologia de ensino alternativa foi capaz de incentivar os discentes a trabalharem o conteúdo proposto de uma forma diferenciada, o que possibilitou um maior aprendizado
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.